Ops! Anatel Diz Que Ministro Entendeu Errado

E a novela continua…

Pouco depois da notícia sobre a limitação da banda larga fixa explodir na mídia, e acarretar a fúria de muitas pessoas, o atual presidente da Anatel, Juarez Quadros, se pronunciou dizendo que o Ministro Gilberto Kassab teria ‘entendido errado’ as informações passadas para ele.

Juarez Quadros, atual presidente da Anatel

Segundo Quadros, o Ministério não tem nenhuma intenção em reabrir a questão da limitação de dados da banda larga e destacou ainda que a decisão cautelar que impede que haja limite de acesso a este recurso ainda está em vigor e não tem prazo de validade.

 

No ano passado, após anúncio da limitação pela da VIVO, o então presidente da Anatel, João Rezende, deu início a discussão quando disse que ‘a era da banda larga ilimitada estava no fim’. Porém, como já sabemos, após a repercussão negativa, a agência mudou de atitude e passou a medida cautelar.

Atualmente está aberta uma consulta pública sobre o assunto. Você pode se inscrever aqui até o dia 30 de abril e dar sua opinião sobre o assunto. Quando esta consulta terminar, os dados serão mandados para análise.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações ainda esclarece que os estudos poderão indicar que o melhor modelo é mesmo o ilimitado.

Mas afinal o que é a medida cautelar passada pela Anatel?

São uma série de condições que, uma vez cumpridas, podem suspender a medida cautelar. Isto é, se as operadoras cumprirem todos os pontos redigidos no documento oficial emitido pela TeleSíntese, então a medida cautelar será anulada. Veja quais são as condições neste link.

Ufa! Então parece que, por enquanto, podemos respirar aliviados 🙂